O Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural Agora é Fórum BRASIL de Turismo Cultural.
O Fórum Brasil de Turismo Cultural (FBTC) que está em sua 3° temporada, é um calendário de eventos que trabalha pela criação de um circuito nacional de cidades históricas, potencializando a gestão dos equipamentos histórico-culturais, do turismo cultural, e da economia criativa.
Entre as atividades do Fórum Brasil está o desenvolvimento de pesquisas, palestras, vivências, oficinas e campanhas de comunicação digital, para consolidar uma das principais vocações econômicas brasileiras. O Turismo Cultural.
Neste sentido, o Fórum BRASIL e seus parceiros estão produzindo um mapeamento digital, em parceria com a plataforma CULTURIS, e uma equipe de profissionais de mercado, professores universitários e pesquisadores, a fim de possibilitar a participação mais ampla possível de segmentos da sociedade.

Além disso, o Fórum BRASIL trabalha para potencializar ações locais e estimular a promoção da cultura como entretenimento de educação e cidadania. Em edições anteriores, o Fórum já reuniu e conectou representantes de 27 cidades brasileiras de interesse cultural, articulando empresários e gestores públicos para esta análise de cenário. e potenciais de incremento dos acervos históricos culturais no trade turístico nacional.
A 3° Temporada do Fórum Brasil, que conta com o apoio do SEBRAE desde a primeira edição, neste ano contará também com o apoio da EMBRATUR para realizar encontros nas principais cidades históricas e de interesse cultural do Brasil e da exterior.
Entre junho de 2024 e março de 2025, o Fórum BRASIL dará continuidade ao seu “Road show” nacional, promovendo ações que pretendem valorizar, apoiar e incentivar as esse setor nos centros históricos das cidades brasileiras.


O Turismo de Negócios e a Economia das Cidades
MICE
A sigla internacional M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), conhecida no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos, representava até o início da pandemia: R$ 936 Bilhões. 12,93% do PIB brasileiro em 2019 (7,25 trilhões), 590 mil eventos por ano ou 1.600 por dia. O Mercado de eventos no mundo, de acordo com o setor, movimenta mais de 32 trilhões de reais anualmente.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
“A cultura é um dos motores do crescimento do turismo”. A frase é do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, e foi dita durante uma conferência sobre turismo cultural, organizada pela OMT e pela UNESCO. Ainda de acordo com o executivo, o turismo cultural no mundo representa cerca de 37% do total do setor.
TURISTA CULTURAL
Apesar de agregar todas as faixas etárias, o público interessado em conhecer a cultura de um determinado local possui algumas características em comum: nível de formação alto, interesse por aspectos como gastronomia tradicional, preocupação ambiental e disposição para se aprofundar em detalhes sobre os pontos de interesse.
O papel das Empresas na Preservação
RESGATANDO A HISTÓRIA
O Resgatando a História é uma iniciativa para o apoio financeiro à recuperação do patrimônio histórico que tem o objetivo de restaurar e revitalizar patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais de todo o país.
Numa parceria inédita, o BNDES, a Ambev Brasil, a EDP, o Instituto Cultural Vale, o Instituto Neonergia e a MRS Logística investiram juntos mais de R$ 200 milhões à recuperação do patrimônio histórico nacional, fomentando a restauração e revitalização de elementos materiais, imateriais e acervos memoriais de todo o país.
CHAMADA PÚBLICA 2021
Em parceria, o BNDES, a Ambev Brasil, a EDP, o Instituto Cultural Vale, o Instituto Neonergia e a MRS Logística se comprometeram a investir R$ 200 milhões em projetos localizados em todas as regiões do país selecionados por meio da chamada pública realizada em 2021.
De acordo com o sítio do BNDES, o Resgatando a História tem o potencial de alavancar o poder de impacto e de transformação na sociedade. Com essa ação, grandes empresas brasileiras têm demonstrado, através do próprio exemplo, que as parcerias do setor turístico cultural com o setor privado não são apenas uma importante causa social, mas um bom negócio para suas marcas.
